Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Aquilo que não queremos

Ja pensou naquilo que não quer?
Claro que não! Sua vida é mais importante quando se pensa naquilo que quer, anseia, deseja, sonha.
Mas quando imaginamos viver em um mundo fantástico, onde tudo que queremos se realiza, acabamos por nos tornar tristes, amargos e infelizes. Mas porque?

Sabia que você e eu somos de natureza egocentrica, ou até egomaniacos?
Sim, somos. Pegue uma criança recém-nascida e teste. (Por favor, não me taque na parede essa criança).

Vamos lá.
Segundo Darwin, somos sobreviventes, e logo seremos passado. Como assim?
A teoria da Evolução, nos diz que uma espécie passa por diferentes ambientes, e somente uma porcentagem minima sobrevive a um ambiente diferente daquele que foi concebido. Com isso, podemos dizer que 1 milhão de amebas, 1% sobreviveu as diferenças climáticas e assim evoluiu, para que seu corpo pudesse suportar essa diferença. E assim durante milhôes de anos.

Pegamos isso e trazemos para nossas vidas. Somos sobreviventes, pois fazemos parte daqueles que evoluiram, mas a constante mudança climática do mundo nos forçará a evoluir de novo, e os mais fracos perecerão e os mais fortes sobreviverão criando assim uma nova raça humana.
(Não viagem por favor, nova raça pode ser um simples humano capaz de viver normalmente no meio da poluição)


Se somos sobreviventes, se conseguimos tal coisa, porque temos então que pegar nossos iguais e tratá-los como se nada soubessem fazer?
Um recém-nascido, se não me engano a partir do primeiro mês em diante, sabe nadar sozinho. Não é um nado profissional, mas sabe parar de respirar e nadar. Ele nasce sabendo que precisa se alimentar, sabe como engolir, sabe chorar, sabe um monte de coisa que prova que ele é um sobrevivente. Mas da mesma forma que ele sabe tudo isso, ele sabe que todos nós vamos estar a sua volta, sabe que o choro vai mover as pessoas a dar o que ele precisa. Ele não vai lutar pela sobrevivencia como diz o Velho Darwin, ele simplesmente vai fazer os outros lutarem por ele.
Uma natureza egocentrica, soberba e manipuladora, é isso que somos desde o nascimento.


Somos egocentricos pois só pensamos em nós, só isso. E pior, não pensamos no melhor para nós, pensamos naquilo que ACHAMOS melhor, mesmo sabendo que outras coisas são bem mais satisfatórias.
Somos soberbos pois achamos que somos capazes de fazer tudo sozinhos. Queremos ser melhores do que o outro, para poder sentir mais leve. Tudo tem que nos observar e reconhecer nosso valor.
Somos manipuladores, pois manipulamos tudo a nossa volta para o nosso favor. Criamos situações, empurramos peças, criamos estratégias para podermos dar a volta por cima, e ganhar o que queremos.

Somos por natureza, maléficos.

Como crescemos rodeados por tudo isso, aprendemos que tudo é nosso, tudo vai ser nosso e que não der vai ser punido.
Tudo que vemos, é nosso pois vivemos em um mundinho que os pais criam onde tudo gira a nossa volta.
Com isso, o que pedimos, eles dão. E se não derem, fazemos aquilo que odeiam, choramos, berramos, emburramos, chingamos, viramos os rebeldes-sem-causa para afetar a vida dos pais e ganharmos aquilo que queremos.

Somos por natureza, maléficos.

Mas crescemos, a maturidade nos faz pensar melhor nas atitudes, mas não quer dizer que nos tornamos bons, só nos tornamos menos irritantes.
Então nos tornamos mais maléficos que antes, pois agora temos mais armas e somos mais inteligentes. Choro e birra não funcionam mais (as vezes sim).
Então acabamos por nos tornar individuais demais.

"Minha crença" , "Minha verdade" , "Eu estou certo".


O ápice da humanidade, foi o escape para seu Ego se expandir ao máximo. Esse escape foi chamado de Relativismo.
Nossas verdades, tudo nosso, tudo a nossa volta.

"Se Deus existe, problema é dele, eu acredito em mim", "Budismo é a saída" , "Essa igreja opera milagres" , "A ciência quer ser corrigida, pois assim evolui, a religião odeia ser corrigida, pois tem medo de evoluir." , "Eu salvei essa vida".

Frases que eu já ouvi e li várias vezes. Mas busque saber o contexto delas e vai notar que são frases voltadas para a pessoa que a disse/escreveu. Envolvendo o EU. Envolvendo a própria visão das coisas.
Religiosos odeiam cientistas, cientistas não suportam religiosos.
Pessoas não se suportam pois tem divergencia de opiniões.
Todos querem estar certos, mas ninguém quer ter o capuz de 'errado'.
Todos queremos ser melhores que o outro, ter o melhor, ser o melhor, estar certo e ainda sermos felizes. Não dá.

Triste ver isso nas pessoas. Pessoas que buscam a Deus por milagres e não por amor. Buscam a ciência para provar que outra coisa está errada e não para ajudar no conhecimento global.
O Relativismo trás a ignorância as pessoas, dizendo que quem não é relativista, não respeita o próximo.
Tras a ignorância pois a pessoa sempre está certa.
Se sempre está certa, pra que ir na escola então, se para ela 2+2 for = 2439 ...ela vai estar certa.
Nosso ego é o problema da humanidade.
Não é dinheiro, nem religião, nem ciência o nosso problema. Sempre foi o nosso ego.
Enquanto não vencermos o nosso Ego, vamos nos matar por migalhas.
E vamos continuar sendo patéticos, pois ainda agiremos como recém-nascidos. Egocentricos, soberbos e manipuladores.

Vamos acordar.
Não queremos deixar o ego para trás, mas é necessário. Não dá para fazer tudo que queremos. Temos que fazer aquilo que não queremos também, para a própria sobrevivencia.

Nenhum comentário: