Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Agouro Auspicioso #2

( Esta parte se dedica aos lampejos que me brotam à mente)

O Orgulho Humano é algo incrivel, motivo de estudo, ou deveria ser.
Acabamos por ter tanto orgulho que ficamos vulveráveis, e assim nos tornamos manipuláveis e por final, fracos.

Uma corrente com um elo fraco, não é confiavel mais, até que se arrume o elo para que não estoure na hora que mais precisar.
É assim uma pessoa com as emoções fora de controle, se torna o cavalo comandado pelas emoções.
Na verdade deve ser o contrário, mas as pessoas não querem, elas adoram serem manipuladas, principalmente por coisas vãs.
Não que emoção seja vã, mas veja ao seu redor, um aparelho televisivo controla a mente de milhoões!

Quando o ser humano está diante de algo que realmente abala sua estrutura, ele mostra toda sua faceta por completa, mostra até onde seu caráter é frágil.
Ele não pensa na possibilidade de perder, mesmo que seja ganhando de forma suja e baixa.
Eis onde o orgulho entra, e onde a fraqueza se mostra predominante.
Negando a possibilidade de derrota, o ser humano ilude a si mesmo acreditando que não há como perder, e então se imagina invencivel, intocavel, indestrutivel.
Quando o ser humano pensa assim, acaba por não se preocupar com mais nada a volta, já que é inpenetravel (dentro da sua imaginação, claro), e assim abre a guarda, deixa a defesa aberta, e é onde tudo que é ruim e maligno adentra e o corrompe.
Se achando (como Nietzche diria) super homem, que pode tudo, que nada é impossivel, começa a ter uma fé oca, que é a fé em si mesmo. Isso impulsiona muito mais o Orgulho a crescer, e a defesa abaixar mais e o resto você já consegue calcular.

O resultado disso é um ser pronto para passar por uma dor, sofrimento e implosão (desnecessárias) tão violenta que é capaz de não surportar. E realmente não suporta.
Pois a chance de fracasso é de 95%. Mas você pergunta: mas existem milhões de pessoas inescrupulosas por aí vivendo do bom e do melhor, e essa porcentagem?
Respondo que não conseguiram o que queriam, pois uma pessoa sem escrupulos não é como alguém iludido por uma fantasia que o faz indestrutivel. Pessoas sem escrupulos não são orgulhosas, mas são astutas e vingativas, se perdem hoje, arrancam suas pernas amanhã, para que você caia também. Eis a diferença.
Mas a pessoa fraca e estupida que se deixa levar pelo Orgulho, acaba não vendo falhas em si mesma, e não vê possibilidades de perder. Está tão segura de si, que não vê sua guarda totalmente baixa e tudo corrompendo ela, como uma lepra.
Então a pessoa viaja nessa ilusão, e então chega o grande dia em que nota que perdeu.
Agora sim, o Orgulho dá a sua cartada final, seu golpe fatal. Ela não deixa a pessoa entender o que é derrota, que aquilo não é derrota e sim uma queda, que ainda há uma luta pela frente. A pessoa se enche de tanta "fé" que continua essa busca pelo Santo Graal, sem saber que já foi derrotada.
Ela persiste, se ferindo mais e mais, e não vê isso. Degrada seu corpo, corrompe seu caráter, destroi sua essência, tudo em prol de uma cegueira que não a deixa ver que a derrota já veio.

'Pior do que ser derrotado, é não ter humildade de aceita-la.'

Pobre do ser humano que passa por isso, vive uma vida tão horrivel que se torna podre por dentro, e infeliz.

Cuidado, o melhor meio de se destruir alguém, é fazendo ela acreditar que pode qualquer coisa...

Deus nos falou para termos fé Nele, que teriamos o que quiséssimos, mas nada passa por cima de Sua vontade. E tudo é feito para o nosso bem.

Cuidado com o que deseja, isso pode ser a ponte para que o Outro te destrua.


Auspicio: Todos a minha volta...
Trilha sonora para o texto: Orgy - Dramatica

Or

Nenhum comentário: