Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Agouro Auspicioso #1

( Esta parte se dedica aos lampejos que me brotam à mente)

Dar valor as coisas a volta, isso todos tentamos fazer, mas só conseguimos quando está tudo muito claro, nítido.
Mas é só escurecer um pouco as coisas e começamos a olhar só para frente, inutilmente, porém nossa cabeça nos propõem que devemos ver onde tem luz.
Mas esquecemos que mesmo quando tudo escurece, ainda temos paisagens lindas para serem apreciadas, tão belas quanto. Seja na claridade ou na escuridão, temos paisagens lindas a nossa volta, que enriquece nossa vida, e podem passar por nós somente uma vez, e assim perdemos a chance de sermos tocados por algo belo, sermos inspirados por algo maior, encher os olhos com cores e formatos, efeitos e movimentação que jamais veremos novamente.
Podemos também ver a mesma paisagem todos os dias, mesmo assim não há motivos para não ver todas as vezes, pois uma bela paisagem nunca cansa a vista, muito menos perder a beleza.

Podemos igualar isso com uma viagem de carro, onde o motorista guia tranquilo, e você somente é o passageiro que senta ao lado do motorista. Você não precisa fazer absolutamente nada, simplesmente ficar ali esperando o Destino Final.
Então de dia você aprecia a paisagem, com uma trilha sonora (ou não), e tudo passa e você cada vez mais relaxado. Alguns solavancos te acordam, problemas no carro, alguma coisa acontece sempre, mas nada que atrapalhe a viagem.
Mas quando chega a escuridão da noite, acabamos por olhar só para frente, para nós tudo está escuro e não há necessidade de olharmos uma paisagem coberta por uma camada de trevas. Grande engano.
Esquecemos das estrelas que brilham e formam belas imagens no céu, a lua que em suas várias formas nos hipnotiza, as luzes das cidades ao longe que enchem os olhos com seu brilham com tanta beleza, ou dentro da cidade, com seus prédios enormes e luzes por todos os lados. Até mesmo a noite nos traz belas paisagens.
De dia pensamos poder ver tudo, mas de dia não temos a lua a brilhar, nem as luzes das cidades, nem as estrelas encantando os céus. Só a noite pode nos dar tanta beleza. A noite faz isso para não ficarmos olhando uma paisagem que o dia nos proporciona, uma paisagem que ja vimos de dia, a noite quer que deslumbramos a paisagem que ela quer nos dar, que só ela consegue fazer.

A vida é assim, quando estamos bem, podemos ver tudo a nossa volta, como amigos, familia, estabilidade. Ficamos tranquilos quanto a quem dirige nossa vida, nem olhamos para o lado, só vislumbramos a beleza daquela paisagem que só o dia pode nos dar, que só quando está tudo bem conseguimos ver. Mas é só chegar as épocas ruins, que escurecem tudo, e achamos que devemos nos proibir de olhar para as trevas, e olhamos só para frente, preocupados com o motorista, preocupados com a estrada, preocupados com os problemas, e assim perdemos a paisagem que só a noite pode dar, que só a fase ruim pode dar.
Esquecemos que como a noite, essa época de trevas na verdade só está te inibindo de ver o que você ja enxergava, para que você olhe para outra paisagem, que só nessas horas podemos ver, que são tão belas quanto qualquer outra.
Perdemos bençãos só por olhar para frente, só porque está tudo escuro a nossa volta. Nossa limitação nos faz imaginar que olhando para frente vamos ajudar o motorista, mas sempre adormecemos e de nada adiantou ficarmos olhando para frente, para a estrada, para ver se vai ter mais problemas a frente, sempre cochilamos.
Fase boa, nos dá paisagens maravilhosas, fase ruim também. A diferença é o tipo de brilho que cada uma nos dá. O dia brilha num todo, vemos muitas coisas, além até, como sonhos, criamos objetivos, ficamos tranquilos, mas a noite assusta por trazer as trevas, mas não é para nos assustar, e sim para pararmos de ver a paisagem diurna, para vermos que há muito mais além, muito mais que o dia nunca poderia nos mostrar.
Os problemas vem para nos mostrar o que a calmaria nunca poderia nos mostrar, uma paisagem tão bela e tocante que nos deixa perplexos.
Mas somos bobos, e deixamos de ver isso para nos preocupar.

Aprecie a paisagem e não deixe que as trevas tirem o prazer de prestigiar uma paisagem, os problemas não tiram da terra o que já existia ali, ela só nos inibe de enxerga-los, mas ainda estão lá. Nossos amigos, familia, todos estão ainda lá, mesmo que não conseguimos ver, mas eles estão e só vamos entender isso, quando prestarmos atenção na paisagem noturna.

Auspicio: descendo a serra de carro, como passageiro da frente, a noite. E estava ouvindo The Cure - If Only Tonight We Could Sleep

Trilha sonora para o texto: The Cure - If Only Tonight We Could Sleep

Um comentário:

Anônimo disse...

uuuursinho \o/
n sabia q tinha um blog =)
eu tenho um também... =)
adorei o seu, virei com freqüência ;]
bjos